Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 26 de novembro de 2007

Trabalho seguro e saudável
Contribuir para que as indústrias estejam preparadas para um mercado cada vez mais aberto e competitivo. Essa é a visão do SESI/SENAI da Paraíba que, no dia 28 de novembro, estará realizando o Seminário: Saúde e Segurança no Trabalho um Fator de Cidadania do Sertão ao Litoral. O evento aconteceu ontem, no Centro de Atividades do SESI em Sousa, às 19h30.

A iniciativa foi do Núcleo de Saúde e Segurança no Trabalho para a Indústria, com expectativa de reunir empresários da indústria, comércio, saúde, construção civil e contábil. Na ocasião, foram abordadas questões essenciais, eficientes e inovadoras para a garantia da excelência na segurança dos ambientes de trabalho, incluindo prevenção às doenças e trabalhos educativos.

O seminário ofereceu três palestras:

O seminário foi organizado em parceria com a Organização Ibero-Americana de Seguridade Social (OISS), e discutiu oportunidades, barreiras e elementos para a implantação do conceito da indústria saudável no Brasil.

• Saúde e Segurança no Trabalho - proferida pelo professor José Hélio Batista da Fundacentro – PE;
  • Prevenção às doenças do Trabalho – proferida por Dr. Clóvis da Silveira Costa – DRT/PB;
  • SEBRAETEC – pelo Sr. Rodrigo Gurgel – Chefe do SEBRAE de Sousa.

Sousa – No município de Sousa e região, onze empresas já enfatizam a Saúde e Segurança no Trabalho – SST, todas em parceria com o SESI/PB. São elas: Ótica Nova Real, INDAMEL, Iogurte Ísis, Sorvetes Mareni, Sabão KIUSA, Sabão Novo Brilho, Fiação Patamuté, Rio Vale Automotores, Sandálias SUPREMA, Grupo Cavalcante & Primo e Gráfica Bento Freire.

O objetivo do Serviço Social da Indústria é que as empresas tenham como meta primordial a qualidade de vida do seu trabalhador, diminuindo assim os riscos de acidentes de trabalho e doenças laborais que custam, em média, 12,5 bilhões de reais por ano às empresas brasileiras.

Para reduzir esse índice e superar a eficiência do sistema e dos modelos vigentes, as empresas terão que assumir uma postura inovadora, com padrão qualitativo e uniforme nos serviços ofertados.

Investir em Saúde e Segurança é uma das melhores formas de evitar prejuízos desnecessários e contribuir para que a empresa não perca espaço no mercado. Essa é uma questão de Responsabilidade Social.