O SESI/PB possui, desde 2015, através da área de Educação, um banco de talentos onde profissionais podem se cadastrar para ministrarem cursos em suas áreas de atuação. Para se inscrever, o candidato precisa acessar a plataforma online do credenciamento , selecionar o tipo de pessoa a ser cadastrada (física ou jurídica), escolher a região, a área e a subárea de atuação, preencher com todos os dados pessoais e documentos que comprovem suas habilidades e competências para trabalhar naquele setor em que deseja se cadastrar.
Os cursos são divididos em sete grandes áreas: Saúde; Vida Saudável; Recursos Humanos e Empreendedorismo; Marketing e Vendas; Meio Ambiente e Responsabilidade Social; Finanças e Educação. O credenciado pode se inscrever em qualquer uma delas e em suas subáreas para ministrar os serviços constantes no ambiente virtual, desde que atenda os critérios técnicos e de habilitação.
O Banco de Talentos funciona da seguinte forma: o mercado vai prospectar as demandas dos cursos e, a partir daí, é enviada para o sistema uma solicitação para encontrar profissionais para ministrarem esses cursos. A empresa ou profissional será escolhido para a prestação do serviço, mediante a um sistema de rodízio, obedecendo critérios de seleção do profissional de acordo com o seu perfil.
Atualmente cerca de mil pessoas já se credenciaram na plataforma, mas segundo a Supervisora de Área, Izabel Figueiredo, nem todas as pessoas estão em situação regular para ministrar os cursos. A documentação, por exemplo, deve estar sempre atualizada. “Nós temos três tipos de documentos que precisam ser autenticados e muitos deles não autenticam e por isso não conseguem completar o cadastro, não sendo aprovados para lecionar nos cursos”, explicou.
O prazo e o local para realização do serviço, além da respectiva carga horária, ficam especificados no próprio ambiente virtual. O rodízio ocorrerá por região, obedecendo aos critérios de ordem de preferência de inscritos na região onde se dará o atendimento.
Texto/Colaboração: Igor Batista