Compartilhar

SESI e SENAR fazem parceria nesta Quinta

Por Valter Barbosa - Campina Grande/PB - Publicado 12 de maio de 2010

Nesta quinta-feira, às 16h30, o SESI e o SENAR estarão assinando termo de parceria voltado à estrutu

Nesta quinta-feira, às 16h30, o SESI e o SENAR estarão assinando termo de parceria voltado à estruturação da Tecnologia SESI de Inovação Social em Alimentação Saudável, no contexto do Programa Cozinha Brasil.

A solenidade de Assinatura do Termo de Parceria acontecerá, em João Pessoa, no auditório do Sistema FAEPA-SENAR (R. Eng. Leonardo Arcoverde, 320 – Jaguaribe). 

O termo em questão firma a parceria entre as instituições no contexto do Programa Cozinha Brasil cujo objetivo principal é ensinar a população a preparar alimentos de forma inteligente e sem desperdício, criando pratos com alto valor nutritivo e de baixo custo. O programa atende demanda voltada ao melhor uso de alimentos encontrados na região, a exemplo de feijão macassá, jaca, fava, macaxeira, jerimum, manga, caju, charque, maxixi, umbu, cajá, macaíba, inhame, entre outros. Os beneficiados pelo Cozinha Brasil, portanto, não têm dificuldades em usufruir do potencial máximo desses alimentos.

Um dos principais objetivos dessa nova parceria é a inclusão ao Programa Cozinha Brasil, de receitas à base de Palma – cactácea originária do México, com alto valor nutritivo e abundante na Paraíba. O Programa Cozinha Brasil, implantado em 2004, já capacitou mais de 350 mil pessoas em todo o Brasil e ultrapassou a marca de 2.500 parcerias com as mais diversas organizações governamentais, especialmente municipais, ONGs, indústrias e comércios, instituições religiosas e comunitárias, associações, empresas e entidades do Serviço Nacional da Indústria – SENAI e do Instituto Euvaldo Lodi – IEL. 

O Sistema FAEPA-SENAR, junto ao SEBRAE, desenvolve desde 2005, um trabalho de disseminação das potencialidades e usos da Palma, como produção de cosméticos, nutrição humana, nutrição animal, produção de farelo, produtos medicinais, combate à desertificação, entre outros. “Acreditando no trabalho desenvolvido e nos resultados alcançados, o SENAR, por meio da Palma, também se incorpora a essa tecnologia social e procura unir forças ao SESI neste trabalho. Na verdade, a utilização da Palma na alimentação humana é normal em vários países”, revela o presidente do Conselho Administrativo do SENAR-PB, Mário Borba. 

Além do SENAR o SESI já mantém parceria no contexto do Programa Cozinha Brasil com a EMATER, a ILCASA e a Panificadora Campinense.

Palma - A palma é uma cactácea originária das regiões áridas do Continente Americano, mais especificamente, do México. Hoje é encontrada em países como a Espanha, Itália e em todo resto da Europa, assim como na África, Ásia, Oceania e América do Sul. É cultivada nas zonas áridas e semiáridas de todo o mundo para produção de forragem, frutos e cochonilha e em alguns países, para alimentação humana (verdura, sucos, picles, gelatina, etc), produção de cosméticos e produtos medicinais. 

O Brasil possui uma das maiores áreas de palma plantada do mundo, com mais de 600.000 hectares cultivados (aproximadamente 25% na Paraíba). O Estado da Paraíba tem 85% de seu território inserido no Semiárido brasileiro, onde o cultivo da Palma para alimentação animal já é largamente utilizado pelos agricultores e o interesse pelos outros modos de utilização da palma vem crescendo continuamente. 

Fontes: UNICOM/ FIEP e ASCOM/FAEPA-SENAR

Outras Notícias