SESI encerra Projetos de Inovação na Coteminas
Por Gabriel Alves - Campina Grande/PB - Publicado 24 de novembro de 2011
Na última terça-feira, 22/11, o SESI da Paraíba e a Coteminas de Campina Grande realizaram a solenid
Na última terça-feira, 22/11, o SESI da Paraíba e a Coteminas de Campina Grande realizaram a solenidade de encerramento dos projetos “Inovação Social para a Inclusão de Pessoas com Deficiência à Demanda da Indústria” e “SESI no Combate ao Presenteísmo”. A cerimônia aconteceu nas instalações da empresa e reuniu um grande público de autoridades, além de colaboradores que participaram dos cursos oferecidos pelos projetos.
Implantado em 2009, o projeto de “Inovação Social” teve como objetivo contribuir para a inclusão, escolarização e qualificação profissional de pessoas com deficiência encontradas na Coteminas e em organizações não-governamentais, a exemplo do Instituto dos Cegos de Campina Grande. A iniciativa resultou em quatro cursos de educação a distância, desenvolvidos sob o ambiente virtual de aprendizagem SESI Educa.
O Diretor da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), Marcone Rocha, destacou a importância do projeto para a inclusão social. “Conseguimos ao longo de um ano e seis meses atender uma média de 100 pessoas, sendo 74 colaboradores da Coteminas e 26 alunos do Instituto dos Cegos, contribuindo com a escolarização e promoção de pessoas com deficiência”, afirmou.
O projeto “Presenteísmo” também iniciou suas atividades em 2009 e atendeu 400 colaboradores da Coteminas, no intuito de identificar e combater as causas da baixa-estima e desmotivação do trabalhador, sentimentos que interferem diretamente na produtividade. A ação implantou na empresa a metodologia de identificação e combate ao presenteísmo, propondo atividades para a diminuição deste mal na indústria, a partir do Programa Lazer Ativo.
Em discurso na solenidade, o Diretor Industrial da Coteminas, Magno Rossi, ressaltou o empenho do SESI para a realização dos projetos: “O próprio trabalho do SESI demonstra o seguinte: é possível fazer, é só querer. Então eu espero que essas pessoas também levem a seus familiares tudo aquilo que aprenderam aqui. Tenho certeza que com esse trabalho estamos colaborando para uma sociedade melhor”, completou.
Integrante do Instituto dos Cegos de Campina Grande, a aluna Maria Zélia Dantas, que participou do projeto de “Inovação Social”, disse estar satisfeita com as ações do SESI: “É uma alegria podermos estar incluídas nesse projeto maravilhoso. Quero deixar aqui meus sinceros agradecimentos ao SESI, como também às professoras que tiveram essa dedicação de ajudar a essa classe que realmente é excluída.”
Os dois projetos finalizados na Coteminas são frutos do Edital SENAI SESI de Inovação, cuja finalidade é despertar a cultura da inovação na indústria brasileira. Além do Departamento Nacional do SENAI e do SESI, o edital também conta com o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).
Informações adicionais pelo telefone: () 2101-5484.
Colaboração/Texto: Thiago Marques
Crédito/Fotos: Tássita Araújo