Compartilhar

SESI lança em São Paulo o Centro de Inovação Estilo de Vida e Saúde

Por Agência de Notícias CNI - Publicado 05 de dezembro de 2018

A nona unidade de sua rede de centros temáticos voltados à pesquisa ap

Serviço Social da indústria (SESI) lançou nesta terça-feira (4), em São Paulo, a nona unidade de sua rede de centros temáticos voltados à pesquisa aplicada e soluções inovadoras em saúde e segurança do trabalho. O Centro de Inovação SESI Estilo de Vida e Saúde está baseado no edifício-sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (FIESP), na Avenida Paulista, mas terá atuação nacional, como os demais centros do SESI.


O foco do CIS - EVS será desenvolver inovações que ajudem a indústria e os trabalhadores a enfrentarem os principais fatores de risco modificáveis relacionados às doenças crônicas não transmissíveis (DCNT) – sedentarismo, a alimentação inadequada, tabagismo e o uso abusivo de álcool. De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), as DCNT matam anualmente cerca de 41 milhões de pessoas, o que equivale a 71% do total de mortes. 


"Já temos no SESI de São Paulo um lastro muito forte de programas inovadores nas áreas de alimentação e de atividade física, além de profissionais e conhecimento, com grande potencial de crescimento de inovação. Tudo isso já dentro de um conceito de saúde, de prevenção de doenças crônicas", afirmou o gerente-executivo de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, Emmanuel Lacerda. O objetivo, ele ressalta, é que esse expertise se transforme em referência para o Brasil.


Segundo Lacerda, o desafio do CIS – EVS, assim como dos demais Centros de Inovação SESI, é gerar uma base de conhecimento que se conecte ao mercado por meio do SESI Viva+: "Um passo importante nessa estratégia de inovação do SESI é que todas as soluções desenvolvidas, a partir da demanda da indústria, em pesquisa aplicada, sejam embarcadas na plataforma do SESI Viva+, de forma que se transforme em serviços escalados nacionalmente, aos quais as empresas tenham acesso direto para utilização junto a sua gestão e a sua estrutura de programas para os trabalhadores".


O gerente-executivo de Esporte e Promoção da Saúde do SESI (SP), Eduardo Carreiro, explica que a partir de uma pesquisa de palavras-chaves e cruzamento de temas mais freqüentes em estudos internacionais na área foram definidas as linhas de pesquisa preliminares do CIS - EVS. Preliminares porque poderão ser reforçadas ou substituídas, de acordo com as necessidades e as demandas das indústrias brasileiras. 


Para Carreiro, será preciso acionar as empresas para que tragam situações a serem estudadas no centro e que resolvam problemas, como, por exemplo, o da indústria que investe recurso significativo no seu restaurante, mas continua tendo problemas em decorrência de hábitos alimentares de seus colaboradores. "As empresas podem ter sugestões de desafios e estudos que talvez o CIS – EVS não vá responder, mas temos à disposição os outros CIS, com todo um conhecimento que podemos aportar”, disse.


Ele destaca ainda que o novo Centro de Inovação tem uma missão aparentemente simples, mas, na verdade, trata-se de um grande desafio, o de promover mudanças de hábitos. O aumento das taxas de excesso de peso e obesidade e de fatores, como pressão arterial e níveis de glicose no sangue elevados, mostra que ações e iniciativas realizadas até o momento não têm atingido os objetivos desejados.


Além do trabalho conjunto com os demais Centros de Inovação SESI, o centro paulistano atuará em parceria com universidades, instituições internacionais e, principalmente, com as empresas. Nesta primeira fase, o CIS – EVS contará com uma equipe enxuta, formada por dois especialistas em inovação, uma coordenadora e um grupo de profissionais convocados para projetos específicos – entre eles, médicos, nutricionistas, ergonomistas, economistas e profissionais de educação física.

 

Outras Notícias