Compartilhar

SESI leva Cinema e Cultura para cidades do Interior do Estado

Por Tássita Araújo/Campina Grande - PB - Publicado 28 de novembro de 2011

O cinema como representação de um povo é a sua cultura nas grandes telas da sétima arte. O SESI comp
O cinema como representação de um povo é a sua cultura nas grandes telas da sétima arte. O SESI compreende e difunde esta idéia desde 2002 e já passou por 479 cidades do país.
 
Nos dias 18, 19 e 20 de novembro, a cidade de Queimadas no semiárido brasileiro, recebeu o CineSesi Cultural, que já está em sua 8ª edição na Paraíba e fará um circuito por 14 municípios do Estado.
 
Estudantes, trabalhadores, donas-de-casa deixaram suas residências e foram à praça em busca de conhecimento, movidos pela curiosidade e expectativa de participar das tradicionais exibições cinematográficas. Edileusa Soares de Oliveira, 37 anos, ressaltou a sua satisfação em participar do evento. “Há tantos anos morando aqui em Queimadas, nunca tinha visto a cidade tão animada, é grandioso esse trabalho do SESI que reconhece a importância do cinema para a formação cultural de jovens e adultos”. Concluiu Edileusa.
 
Dentre os vário objetivos do CineSESI Cultural, o mais importante é proporcionar ao interior do país o contato com a arte, entendendo essa prática como uma ação comunitária, capaz de elevar a auto-estima do brasileiro, proporcionando assim a experiência cinematográfica dentro da comunidade, ampliando a qualidade pessoal e profissional da população a partir do contato com a arte.
 
As exibições mostraram histórias e personagens próximos à comunidade, presentes nos curtas-metragens “Até o sol raiar” (Fernando Jorge, Leanndro Amorim), “Câmera Viajante” (Joe Pimentel) e “Vida Maria” (Márcio Ramos) e nos longas-metragens “Eu e Meu Guarda-Chuva” (Toni Vanzolini), “Pequenas Histórias” (Helvécio Ratton), “O Mágico” (Sylvain Chomet).
 
Segundo o Prefeito do Município de Queimadas, Carlinhos de Tião, toda a ação que envolve cultura é bem vinda na Cidade “Queimadas está de braços abertos para receber a equipe do SESI com o CineSesi Cultural. Ele é muito importante, tanto para a parte educacional, quanto para ensino a juventude. O bom é que a gente percebe a participação da comunidade. É interessante que o projeto continue. O resultado, a gente já vê que é a cidade cheia”, afirmou Carlinhos de Tião, Prefeito de Queimadas.
 
Em todo o Brasil, aproximadamente 400 mil pessoas já tiveram essa oportunidade e até fevereiro de 2012 outras cidades do Estado da Paraíba farão parte da caravana do CineSESI Cultural, entre elas estão: Sapé, Guabiraba, Solânea, Esperança, Monteiro, Pombal, São Bento, Catolé do Rocha, Souza, Cajazeiras, Itaporanga e Rio Tinto.
 
Outras informações sobre o CineSESI cultural podem ser obtidas através do telefone: () 2101-5479
 
Colaboração/Texto: Thiago Marques

Outras Notícias