SESI Museu Digital poderá levar Campina Grande a conquistar Selo Unesco de Cidades Inteligentes em Economia Criativa

Por Coordenação de Comunicação - Publicado 12 de maio de 2021

O museu alia tradição e modernidade, características de Campina.

Reconhecido recentemente pelo Instituto Brasileiro de Museus – Ibram, o SESI Museu Digital, agora oficialmente catalogado entre os principais museus do país, poderá levar a cidade de Campina Grande a conquistar o Selo Unesco de Cidades Inteligentes em Economia Criativa, cuja candidatura da cidade ao selo foi lançada esta semana.

Há três anos inaugurado nas imediações do Açude Velho, o museu é pioneiro, no segmento, no estado da Paraíba e alia tradição e modernidade, uma característica da identidade de Campina Grande.

O projeto idealizado, desenvolvido e executado com recursos do SESI da Paraíba e apoio da Confederação Nacional da Indústria (CNI) e do Conselho Nacional do SESI, em 2018 foi eleito a melhor instalação audiovisual da América Latina recebendo mais de 20 mil votos, durante a 5ª Edição do Concurso AV Latino.

O museu está abrigado no prédio do Monumento Sesquicentenário de Campina Grande, sob total responsabilidade e gestão do SESI da Paraíba. A estrutura interna conta com uma sala com tela de projeção de nove metros, mapa digital, videowall, karaokê, espaço selfie, espaço para exposições itinerantes, óculos com filme em realidade virtual, jogos interativos, entre outros mecanismos que são mantidos em constante manutenção pelo SESI.

Nesse espaço criativo, inovador, tecnológico e interativo, a história da cidade “Rainha da Borborema” é contada a partir de textos históricos, depoimentos de personalidades que engrandeceram e que continuam engrandecendo a Rainha da Borborema, com o auxílio da tecnologia que torna esta “viagem no tempo”, um caminho agradável e instigante.

De acordo com a Superintendente de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), e também gestora do museu, Katarina Leite, não será surpresa para a instituição, caso o SESI Museu Digital seja realmente o equipamento impulsionador da conquista de Campina Grande junto à Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura. “O empreendimento inteligente do SESI, agrega o conceito da economia criativa, que define os negócios movidos pelo capital intelectual e cultural, além da criatividade que é uma das principais características do projeto hoje concretizado”, disse ela.

O local emblemático já foi inspiração de outras entidades, a exemplo do Ministério Público Federal e representa um símbolo de tecnologia e artes midiáticas para Campina Grande.

Entre os sete campos criativos: artesanato e folclore, música, cinema, design, gastronomia, literatura e mídia, é justamente neste último que Campina Grande está concorrendo com cidades do mundo todo. A escolha se deu devido a produção em larga escala no setor, sendo a primeira e única cidade no Brasil a oferecer o curso de Arte e Mídia, através da Universidade Federal de Campina Grande (UFCG).

Para a Federação das Indústrias do Estado da Paraíba e o SESI contribuir para essa possível conquista de Campina Grande é muito importante, uma vez que a instituição tem desenvolvido ações e parcerias na elaboração das políticas públicas de economia criativa, além de colaborar significativamente para a construção da imagem midiática positiva de Campina Grande para o restante do Brasil.