Compartilhar

SESI promove Educação Inclusiva em Campina Grande

Por Silvia Nogueira - Campina Grande/PB - Publicado 08 de novembro de 2007

A Unidade Escolar do Centro de Atividades do SESI, João Rique Ferreira no Distrito Industrial de Cam

A Unidade Escolar do Centro de Atividades do SESI, João Rique Ferreira no Distrito Industrial de Campina Grande, fez uma parceria com o Instituto de Educação e Assistência aos cegos do Nordeste, uma entidade sem fins lucrativos e voltada para a emancipação das pessoas com necessidades especiais (deficiência visual) no Projeto ”Braillizando Caminhos”.

 

A parceria representará um avanço rumo à inclusão das pessoas com deficiência visual no Programa de Educação de Jovens e Adultos na modalidade do Ensino Fundamental e Médio, e beneficiará 13 alunos portadores da deficiência. O processo não é em Braille, os alunos são adaptados pela oralidade com o processo de avaliação oral.

 

Rodolfo Virginio de Souza é um dos portadores da deficiência, ele é um dos coordenadores e professor do Instituto dos cegos, formado em Pedagogia com Habilitação em Magistério e Especialização em Jovens e Adultos, Rodolfo ressalta a importância da inclusão e destaca o apoio do SESI. “Além da teoria e das discussões à nível acadêmico  a inclusão também é discutida  nos seminários da vida, e é parte das preocupações do SESI que desenvolve suas atividades pautadas na Responsabilidade Social. Aqui no João Rique Ferreira um desejo nosso e de toda sociedade é ver realmente a concretização da inclusão acontecendo de fato, pois temos toda assistência e receptividade da direção, coordenação e dos professores do SESI” disse.

 

No inicio tivemos um certo receio por parte dos próprios alunos, uma reação natural por ser uma experiência nova que eles não tinham vivenciado antes em uma  escola de fato, mas com o tempo percebemos que toda descriminação foi dando lugar a uma interação entre os alunos.

 

Segundo a Gerente do CAT - João Rique Ferreira, Grinete Pinheiro de Melo, através dessa ação o SESI está mostrando uma preocupação maior com a educação inclusiva.   “Para o SESI é de suma importância essa parceria, porque estamos incluindo essas pessoas com deficiência em turmas já existentes, da educação de Jovens e Adultos e preparando para o mercado de trabalho, onde as empresas terão uma cota de pessoas com necessidades especiais”, explicou Grinete.      

 

 

Informações adicionais: () 3331-5090

 

 

Fotos: Silvia Nogueira

 

 

Outras Notícias