Na manhã desta quinta-feira (28/5), o Sindicato da Indústria da Construção Civil de João Pessoa (Sinduscon-JP) recebeu 15 mil máscaras e cartilhas orientativas do SESI Departamento Regional da Paraíba. A iniciativa faz parte de uma campanha de apoio aos sindicatos patronais das indústrias paraibanas com o objetivo de fortalecer o combate a Covid-19 nas empresas.
A entrega foi feita pela Superintendente do SESI/PB, Geisa Brito, ao presidente do Sinduscon de João Pessoa, José Wiliam Montenegro Leal. "Neste caso específico, nossa ação tem como foco o setor da construção civil e o objetivo de subsidiar os trabalhadores das construtoras com uma cartilha orientativa sobre os protocolos referentes às medidas de segurança que devem ser tomadas no retorno gradativo do trabalho no cenário pós-pandemia", disse Geisa Brito.
O conteúdo das cartilhas entregues nesta manhã foi desenvolvido e analisado pelo corpo técnico da área de Saúde e Segurança da Indústria (SSI) do SESI/PB, que teve como referência o Guia SESI de Prevenção da COVID-19 nas Empresas, documento disponibilizado nacionalmente pela Confederação Nacional da Indústria (CNI). "Nossa equipe de técnicos na Paraíba, adaptou as informações do documento nacional à realidade local de acordo com cada segmento industrial", explicou Geisa. Segundo ela, com o apoio da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba (FIEP), através do presidente Francisco Benevides Gadelha, também foram disponibilizadas as máscaras faciais, 100% algodão, para serem entregues aos colaboradores das empresas sindicalizadas, como uma forma de proteção dos trabalhadores que retomaram as suas atividades nos canteiros de obras.
Para o empresário e presidente do Sinduscon-JP, José William Montenegro Leal, SESI e SENAI têm realizado importantes ações no combate à Covid-19 e de apoio às indústrias porque, segundo ele, são iniciativas que ajudam a disseminar a cultura da prevenção e praticar com avidez entre os trabalhadores e RH!s das empresas, todas as normas e protocolos que reforçam os cuidados e o respeito à legislação especialmente durante e no pós-pandemia. "Este é um momento em que precisamos nos reinventar e precisamos ser ágeis nessa reinvenção e o Sistema FIEP pela capilaridade que tem, eu tenho certeza que irá nos ensinar e nos mostrar esse novo normal que a gente precisará conviver com ele", finalizou José William.