SESI: Formando Atletas para o Futuro

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 15 de maio de 2008

Através do Projeto Atleta do Futuro o SESI tem buscado promover a inclusão social de crianças e adolescentes com idade entre 07 e 14 anos, filhos de trabalhadores da indústria e moradores de comunidades localizadas próximas a instalações industriais, com ações esportivas, lazer e cultura.

Mas além da inclusão o Projeto também forma atletas. Na Paraíba as ações do Projeto começaram no mês de março e contam com a parceria de 24 empresas, das cidades de João Pessoa, Bayeux, Rio Tinto, Campina Grande, Patos e Sousa. No total são atendidas 1910 crianças no Estado, que participam de modalidades esportivas como judô, voleibol, handebol, futebol de campo, xadrez e natação entre outras atividades.

As aulas são realizadas 3 vezes por semana, nos Centros de Atividades do SESI, que além da infra-estrutura ainda fornece material esportivo, fardamento, e instrutores e estagiários para ministrarem as atividades.

No Centro de Atividades João Úrsulo Ribeiro Coutinho do SESI Distrito Industrial de João Pessoa, o Projeto atende 257 alunos, todos filhos de industriários oferecendo modalidades esportivas como o futsal, a natação e a ginástica rítmica. As aulas acontecem duas vezes por semana, nos turnos manhã e tarde.

A turma de Ginástica Rítmica é formada por 8 alunas, todas com o mesmo perfil, amantes do esporte. Janielle dos Santos tem apenas 13 anos, há dois meses faz parte do projeto. “O interesse pela ginástica começou ao assistir as apresentações da ginasta Daiane dos Santos na televisão, gosto muito de assistir as aulas de ginástica rítmica, e pretendo ser ginasta no futuro” disse a aluna do Projeto.

O mesmo sonho tem Manuele Mayana Gaudino, com apenas 11 anos e 3 meses no Projeto ela diz que os passos, e a coreografia da ginástica rítmica facinaram ela desde o 1º dia de aula. A atleta mirim diz que o esporte está ensinando ela a viver em grupo, e afirma que pretende ser ginasta no futuro.

O Coordenador do Projeto, em João Pessoa, Fábio Cabral, fala das contribuições que o Atleta do Futuro dá aos participantes. “O Projeto busca promover a inclusão mais também a formação desses atletas para o futuro, percebemos que eles têm um perfil adequado e realmente se envolvem com a prática desportiva, e muitos deles não possuem condições financeiras para investir no esporte, então o SESI em parceria com as empresas acabam dando esta oportunidade. Nossa intenção e inserir estes atletas em competições estaduais” ressaltou Fábio Cabral.

Manuele Mayana Gaudino sonha em ser GinastaUm dos diferenciais do projeto Sesi Atleta do Futuro é que ele proporciona ação permanente na área esportiva. O projeto tem metodologia própria, desenvolvida pelo Sesi de São Paulo e incrementada pelo Sesi do Paraná, de acordo com os princípios do esporte e com base nas necessidades locais. Este ano a meta do Projeto é atender 100 mil crianças no Brasil.

O Coordenador de Lazer do SESI, Kleber Barbosa, falou sobre a importância do Projeto no Estado. “Com o Atleta do Futuro estaremos levando o esporte de forma humanizada para as crianças e adolescentes da Paraíba, com um diferencial, pois além de estimular a prática de uma modalidade esportiva, estaremos passando para elas, os valores que encontramos no esporte, como o espírito de equipe, a ética e o compromisso, ensinamentos que vão ser aplicados durante toda a vida delas”, enfatizou Kleber.

Informações: : () 2101-5362.