Neste final de semana na cidade de Coremas, quando as luzes da Praça Félix Rodrigues se apagarem e na tela surgirem os primeiros personagens, os mais de 15 mil moradores da cidade vão reviver a emoção de estar numa "sala de cinema". A última vez que Coremas acompanhou uma sessão de cinema foi há 22 anos, no antigo Cine Real, que hoje abriga um depósito de cereais e mantimentos.
Desde setembro, municípios do interior paraibano estão acompanhando a programação do projeto Cine Sesi Cultural, patrocinado pelo Serviço Social da Indústria (Sesi), que leva, gratuitamente, cultura e informação por meio da sétima arte, a localidades que não têm salas de exibição.
O projeto é um sucesso e vem reunindo na Paraíba um público médio de 7 mil pessoas todos os finais de semana. Além da programação com consagrados curtas e longa metragens, o público também aplaude a tecnologia que transforma a praça pública em sala de exibição, utilizando modernos recursos de som e luz. A atmosfera de sala de cinema fica completa com o tapete vermelho e a pipoca grátis, também oferecida aos espectadores.
Até o final de dezembro, a caravana do Cine Sesi Cultural visitará um total de 14 cidades paraibanas, levando uma estrutura que inclui tela alto alvura de 12m x 5m com um projetor de 35 mm. O som possui três vias de 2 mil watts e projetor Hi-Light Xenon de 2 mil watts, além de "cinemascope", o que permite boa visualização e audição a uma distância de 25 metros. Tudo isso garante o elevado padrão de qualidade técnica e de conteúdo das projeções.
ATRAÇÕES - Na sexta-feira (), o público acompanha o curta metragem "A Árvore da Miséria" (PB) e o longa "Tapete Vermelho" (SP). No sábado (), é a vez do curta "O Branco" (RS) e o candidato ao Oscar 2008, O Ano em que Meus Pais Saíram de Férias" (SP). Finalmente, no domingo (), o público jovem poderá acompanhar a animação "Vida Maria" (CE), além do longa de animação infantil "Robôs".
Cidade
Data
Local de Exibição
Sousa
07 a 09/12
Praça Bom Jesus Eucarístico
Cajazeiras
14 a 16/12
Praça Dom Adauto (Xamegão)
São José de Piranhas
21 a 23/12
Praça Getúlio Vargas (Praça de Eventos)