Supervisores do Programa SESI - Por Um Brasil Alfabetizado participam de capacitação na FIEP

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 23 de maio de 2007

Coordenadora de Educação do SESI da Paraíba, Fátima Cunha participa da Capacitação
Cerca de 25 profissionais da área de Educação do SESI da Paraíba estão participando de uma capacitação realizada pelo Programa SESI Por Um Brasil Alfabetizado. Hoje pela manhã a programação foi aberta com um café da manhã e em seguida foi realizada uma palestra sobre "A Importância da Supervisão no Processo Educativo", pela professora do Departamento de Educação da Universidade Estadual da Paraíba, Almira Lins.

A capacitação tem como objetivo promover a melhoria na qualidade das ações inerentes ao processo de supervisão, bem como oportunizar momentos de reflexão e discussão quanto a prática da supervisão nas Escolas onde o Projeto é realizado.

Professora Almira Lins, destaca a importância de Humanizar a Educação
Em sua participação, a professora da UEPB, falou sobre o surgimento do supervisor na sociedade, suas atribuições, e a resignificação da prática e da concepção das atividades de supervisão. Almira apresentou algumas definições sobre a supervisão, na concepção de escritores, como Mary Rangel, Demerval Saviani e Miguel Arroyo. " A supervisão é uma tarefa eminentemente educativa, a serviço do aperfeiçoamento da educação, e que tem o compromisso de garantir a qualidade do ensino", destacou Almira Lins.

Ainda dentro da programação de hoje, às 13h será feita uma Análise do módulo a ser trabalhado na Capacitação dos Alfabetizadores do Projeto; das 14h30 às 18h acontecerá uma Reunião Virtual, onde será lançado o 5º Telecongresso de Educação de Jovens e Adultos.

Amanhã, a partir das 07h30 haverá a Construção do Plano de Atividades para a Ação de Supervisão, e na parte da tarde, a programação inicia às 13h com uma apresentação das Informações Gerais sobre o Projeto, às 14h acontecerá uma palestra sobre "Auto - estima e motivação na Ação Educativa" proferida pela professora de Psicologia da UFPB, Marízia Oliveira da Silva. A programação será finalizada às 17h com uma avaliação final.

Informações: 3310-5489

Programa SESI - Por Um Brasil Alfabetizado

O Programa SESI, Por Um Brasil Alfabetizado, resultado da parceria entre CNI/SESI/MEC/FNDE, tem por objetivo o engajamento do Serviço Social da Indústria no desenvolvimento de ações em prol da Alfetização de Jovens e Adultos.

O SESI compromete-se com a alfabetização de 2 milhões de jovens e adultos, no período de 4 anos, em todos os Estados da Federação, em conformidade com as normas e diretrizes que orientam o Plano de Trabalho, fruto da parceria, que estabelece os recursos e as atividades a serem financiadas.

Objetivos

· Participar do Programa Brasil Alfabetizado, representando o empresariado nacional, alfabetizando 2 milhões de jovens e adultos, no período 2003 – 2006.

· Promover a formação inicial e continuada de educadores que atuarão no Programa.

· Desenvolver estratégias que possibilitem o acesso e a permanência do aluno no processo de alfabetização.