Compartilhar

Trabalhador tem acesso a atividades de enfermagem

Por Valter Barbosa e Fernanda Castro - Publicado 19 de maio de 2008

As comemorações voltadas a Semana da Enfermagem devem encerrar nesta terça-feira, dia 20. Desde o úl

As comemorações voltadas a Semana da Enfermagem devem encerrar nesta terça-feira, dia 20. Desde o último dia 12, data em que se comemora o Dia Mundial do Enfermeiro, o SESI/PB tem se engajado e apoiado as atividades que reconhecem o papel do enfermeiro para o trabalhador e para a sociedade como um todo, a exemplo da Semana de Enfermagem realizada no auditório da FIEP, em Campina Grande-PB. 

Com origem milenar, a enfermagem tem registros do século VI a.C. Ao longo dos séculos, a atividade passou por evoluções até ser vista como uma atividade profissional institucionalizada, no séc. XVI. Hoje, trabalhando em parceria com os médicos o enfermeiro desempenha papel fundamental e indispensável na sociedade moderna. Consciente do papel desta atividade o SESI/PB, mantém enfermeiros em seu quadro funcional, a fim de facilitar o acesso do trabalhador a atividades de enfermagem. Os enfermeiros prestam serviços diretos na área da Saúde e Segurança no Trabalho, também voltada aos dependentes dos trabalhadores. No Cat. João Rique Ferreira, por exemplo, Distrito Industrial de Campina Grande, que além dos serviços de educação e lazer, o Centro possui, em sua equipe médica, duas enfermeiras que, com trajetórias distintas, refletem uma paixão que comum pela atividade. 

A enfermeira Juliana Marques Oliveira, Sousense de 24 anos, há quatro integra o quadro do SESI, desenvolvendo tarefas voltadas à saúde e segurança do trabalhador, ministrando palestras e fazendo mobilizações, visitando empresas e desenvolvendo atividades educativo-preventivas, junto ao setor médico do trabalho. “A partir do momento em que cheguei ao SESI, eu pude conhecer de perto o que é, realmente, a saúde do trabalhador e, me identifiquei tanto com a área que hoje já estou iniciando minha especialização, voltada a este tema, por agora saber que é o que eu quero pra mim”, revela. 

Recém formada (dezembro de 2007), Juliana falou um pouco sobre o campo pra atividade e não escondeu seu amor e respeito pela profissão. “A enfermagem exige o dom do cuidar do ser humano, dar o melhor de si. Acima de tudo é algo muito gratificante quando você se dedica e faz o seu trabalho com carinho. Hoje em dia, o mercado tem se ampliado bastante, principalmente, após o Programa de Saúde da Família (PSF), e o Segmento de Saúde do Trabalhador. No entanto, é uma atividade que exige bastante qualificação, uma vez que estamos lutando diretamente com vidas”, alertou. 

Curiosidade: Documentos do século VI a.C. nos dizem que os hindus conheciam: ligamentos, músculos, nervos, plexos, vasos linfáticos, antídotos para alguns tipos de envenenamento e o processo digestivo. Realizavam alguns tipos de procedimentos, tais como: suturas, amputações, trepanações e corrigiam fraturas. Neste aspecto o budismo contribui para o desenvolvimento da enfermagem e da medicina. Os hindus tornaram-se conhecidos pela construção de hospitais. Foram os únicos, na época, que citaram enfermeiros e exigiam deles qualidades morais e conhecimentos científicos. Nos hospitais eram usados músicos e narradores de histórias para distrair os pacientes. O bramanismo fez decair a medicina e a enfermagem, pelo exagerado respeito ao corpo humano - proibia a dissecação de cadáveres e o derramamento de sangue. As doenças eram consideradas castigo. Ref. CRE-RJ 

Por sua vez, a companheira de profissão de Juliana, Lindalva Guedes da Silva, 54 anos, há 14 anos no SESI, atua também como imunizadora. “Comecei a trabalhar com 14 anos como atendente na Clipse. Fiz meu curso de Auxiliar e Técnico em Enfermagem, vindo em seguida prestar serviços na Casa de Saúde, para depois chegar ao SESI. Mas, nunca pensei em atuar em outra área. Eu trabalho com muito amor”, disse Lindalva.
Acreditando na idéia de que “tudo o que é feito com amor dá certo” o SESI reconhece a qualidade e a importância deste profissional congratulando-se com todos os profissionais de enfermagem do seu quadro funcional. 

Se quiser saber mais sobre o setor de saúde do SESI, Cat João Rique Ferreira e serviços oferecidos, como: audiometria, exames ocupacionais, exames laboratoriais, imunização, ultra-sonografia, odontologia, entre outros, ligue, 3331-5120.

Outras Notícias