Um novo Cenário Cultural da Paraíba

Por Syusk Santos - Campina Grande/PB - Publicado 01 de abril de 2008

O SESI Paraíba que, por meio da Coordenação de Cultura, objetiva ampliar o intercâmbio da produção c
Mais que práticas artísticas, como pintura, dança, música, teatro, literatura, cinema, vídeo, escultura, entre tantas outras manifestações, a cultura caracteriza-se pela flexibilização das fronteiras entre erudito e popular, tradição e novidade, cultura letrada e cultura oral, cultura regional e cultura global, cultura dominante e cultura dominada. Como resultado da intensa miscigenação de povos, surgiu uma realidade cultural peculiar a cada região. Daí a necessidade de ações que fortaleçam o desenvolvimento da cultura do Estado.

Essa é a visão do SESI Paraíba que, por meio da Coordenação de Cultura, objetiva ampliar o intercâmbio da produção cultural entre as cidades paraibanas. Para tanto, há três anos, capacita empresários, trabalhadores e dependentes, com a implantação de programas, como o Arte e Educação, SESI Forró na Empresa, SESI Natal na Empresa, entre outros.

Agora, o Serviço Social da Indústria irá integrar as ações do Cenário Cultural da Paraíba, uma iniciativa do SEBRAE/PB. O objetivo é promover a valorização da identidade cultural do Estado, com ênfase na qualidade, competitividade, cooperação e sustentabilidade do setor.

Com o apoio do Departamento Nacional, o SESI Paraíba irá capacitar, em cultura, gestores públicos, além de empreendedores, grupos formais e informais que atuam no segmento. Serão beneficados municípios do Sertão, Cariri, Brejo e Litoral.

Além de promover o mapeamento da produção cultural e sua cadeia produtiva, o Cenário Cultural da Paraíba será responsável pela criação de um site específico para o segmento, capacitações, acesso ao mercado, montagem e estímulos a espaços de divulgação, além de participação em eventos.

O projeto, que conta com a parceria da FUNJOPE - Fundação Cultural de João Pessoa, SESC, PIOLIN, Grupo de Teatro – CCBN, realizará um encontro com os articuladores no dia 02 de abril, às 9h, na sala Marrom do Centro de Educação do SEBRAE, em João Pessoa. Na reunião, será formalizado o comitê gestor do projeto, definição de parcerias financeiras e aprovação do site www.paraibacultural.com

Informações: () 2101-5300