Longe de mais uma simples palestra motivacional, "A Saga de um Campeão" é a história de vida de um dos mairoes velejadores brasileiros. Aos 45 anos, o atleta Lars Grael é um verdadeiro colecionador de títulos. Titular de duas medalhas de bronze, uma nos Jogos de Seul e outra em Atlanta, Grael é Campeão Mundial da Classe Snipe em Porto, Decacampeão Brasileiro e Pentacampeão Sul-Americano da Classe Tornado. Na Classe Star, é Ca,peão Brasileiro 2008, Bi-Campeão Sul Americano 2005/2008 e em 2009 retornou à Equipe Olímpica de Vela. Um currículo invejável para qualquer desportista. Mas nada teria o mesmo sabor se o atleta não tivesse superado aquele que, talvez, poderia ter sido seu maior trauma: perder a perna em pleno treino para um mundial.
A história, contada por ele mesmo, atraiu um público de quase 340 pessoas para o Teatro do SESI Armando Monteiro, em João Pessoa. Foi um momento proporcionado pelo Departamento Nacional do Serviço Social da Indústria, por meio do Programa SESI Valores do Esporte. "A idéia é incentiva o esporte como um dos melhores caminhos para a qualidade de vida", disse a Superintendente do SESI/PB, Lúcia Macedo.
O momento mais esperado da palestra foi aquele em que Lars Grael falou sobre o dia em que perdeu a perna. Era setembro de 1998, quando ele sofreu um grave acidente em Vitória, causado pela imperícia e irresponsabilidade do comandante de um iate, o que causou a mutilação de uma das pernas do atleta. O velejador teve que se afastar da prática esportiva por algum tempo, dedicando-se, todavia, ao fomento do desporto a partir de uma outra perspectiva: a política, exercendo cargos nos governos federal e de seu estado natal.