ViraVida comemora Dia da Consciência Negra
Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 22 de novembro de 2011
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra celebrado no dia 20 de novembro, o Projeto ViraV
Em comemoração ao Dia Nacional da Consciência Negra celebrado no dia 20 de novembro, o Projeto ViraVida do SESI promoveu nesta segunda-feira () uma tarde especial, dedicada à reflexão sobre a inserção do negro e sua importância na sociedade brasileira.
A programação contou com a presença do grupo de Capoeira do Programa de Erradicação do Trabalho Infantil - PET de Queimadas. Na ocasião o Professor Herculano falou um pouco sobre a história e origem da capoeira como forma de expressão da cultura negra. “As crianças crescem sem saber a importância que o negro tem para este país, que apesar de ser em sua maioria de negros ainda vive a margem do preconceito,” disse.
Durante a semana que antecedeu o Dia da Consciência Negra os alunos do ViraVida já vinham discutindo o tema em sala de aula, assistiram o filme “Besouro, cordão de ouro”, que aborda questões pertinentes a cultura negra, e puderam vivenciar um pouco da capoeira. Essas atividades aconteceram dentro da disciplina de Direitos Humanos e Cidadania, ministrada pelo professor Emmanuel Benevides.
Um dos alunos do projeto que já pratica Capoeira há oito anos, relatou as transformações que o esporte promoveu na vida dele. “Através da capoeira eu mudei minha maneira de ver a vida, de me relacionar com as pessoas em casa, na escola, me tornei uma pessoa menos agressiva e ansiosa,” afirmou.
O Dia Nacional da Consciência Negra é celebrado na data em que o líder negro Zumbi, que comandou o Quilombo de Palmares, foi morto: 20 de novembro de 1695. A data foi instituída pela Lei 10.639/2003, esta que também tornou obrigatório o ensino de história e cultura afro brasileira nas escolas.
Informações adicionais podem ser obtidas através do telefone: () 2101-8282.
Colaboração/Texto/Fotos: Célia Nascimento.