A Educação Profissional no Brasil é um importante meio de inserção de jovens e adultos no mercado de trabalho, já que oferece meios de qualificar essas pessoas a fim de capacitá-las técnica e profissionalmente, para exercer funções específicas no mercado de trabalho. E assim como a educação básica, o ensino profissionalizante também passa por avaliações de qualidade para que se promova melhoria das metodologias e da aprendizagem dos estudantes.
Neste episódio do Giro na Indústria, a supervisora técnica do SENAI/PB, Michelle Oliveira, e o docente do Centro de Formação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho, em João Pessoa, Wellington Vieira, explicam como são realizadas essas avaliações na instituição.
Durante a conversa, eles explicaram como o SENAI desenvolveu, em 2010, algumas ferramentas de avaliação que colaboram com esse processo de monitoramento da educação profissional, mais especificamente o desempenho dos estudantes.
Já ouviu falar no SAEP? É o Sistema de Avaliação da Educação Profissional, que na última edição, destacou o desempenho dos alunos da Paraíba. Nesse quesito, o SENAI/PB ficou acima da média nacional, com uma pontuação de 8,6.
Quer saber mais?
Ouça o Giro na Indústria!
Supervisão: Sueli de Sá
Roteiro: Igor Batista
Locução: Igor Batista e Bruna Martins