Compartilhar

Alimentação Saudável na Indústria


Todo serviço de Promoção de Saúde do SESI Paraíba está integrado a Metodologia Avaliativa da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI. Essa metodologia é responsável por gerar 42 indicadores que por sua vez irão subsidiar os gestores das empresas em melhores decisões.

Segundo os dados da Metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em trabalhadores da indústria - ASSTI (2019), 53,3% dos trabalhadores da indústria estão acima do peso ideal e 18,3% sofrem de hipertensão.

O serviço SESI Alimentação e Nutrição possuem duas estratégias que contribuem para redução desses números:

 

1º - Master Class em nutrição, ações educativas que influenciem na mudança de comportamento dos trabalhadores da indústria, na conscientização de se ter hábitos alimentares saudáveis, utilizando a estratégia de vídeo/aulas com conteúdos curtos de fácil compreensão no formato e-learning.

 Temáticas disponíveis: 

1 - Atividade física e alimentação saudável, estabelecendo novos hábitos;

2 - Doenças crônicas não transmissíveis e a relação com a nutrição;

3 - A importância da alimentação e da prática do exercício físico para o controle da hipertensão;

4 - Aproveitamento integral dos alimentos;

5 - Planejamento de cardápio;

6 - Nutrição e sistema imunológico.

 

Método:

Através da plataforma Learning Management System- LMS os trabalhadores fazem seu acesso por login e senha e participam dos cursos disponibilizados. A metodologia e-learning o conteúdo é disponibilizado num ambiente virtual em que o trabalhador terá acesso todos os dias, a qualquer hora e de qualquer lugar através do dispositivo eletrônico com internet. A tecnologia permite, ainda, uma interação não presencial com o tutor. No final do curso o trabalhador receberá certificado de participação. 

 

2º Atendimento Clinico Nutricional para os casos de risco de adoecimento ou de doenças já instaladas, principalmente, tais como: obesidade, diabetes, hipertensão e colesterol alto. Duração do atendimento será de 6 meses. Tempo de duração da 1ª consulta será de 1h, as demais terão duração de 30 minutos, com frequência mensal. Haverá aplicação do questionário de hábitos alimentares. Dieta entregue com 08 dias após a 1ª consulta.

 

Dessa forma, o investimento na promoção da saúde e bem-estar dos trabalhadores se torna cada vez mais necessário e as empresas ganham muito com a redução dos indicadores de riscos citados acima. O cenário da pandemia nos mostrou a importância de construirmos um estilo de vida ativo e saudável.