Estagiários do SESI e do SENAI da Paraíba são finalistas do Prêmio IEL

Por Diego Araújo - Campina Grande/PB - Publicado 02 de dezembro de 2008

Os alunos do curso de Administração da Universidade Estadual da Paraíba, Ganílson Silva, Marcella de Oliveira e Ramon Silva foram finalistas do Prêmio IEL de Estágio 2008 – Etapa Paraíba. O prêmio, realizado anualmente, tem por objetivo identificar, premiar e disseminar as melhores práticas de estágio nos diversos Estados brasileiros em que haja a competição.

Na categoria Média Empresa, os alunos da UEPB foram contemplados com dois prêmios no segmento serviço, um deles da aluna Marcella de Oliveira, estagiária do Serviço Social da Indústria (SESI), sob a orientação da professora Vera Mota, e outro do aluno Ramon Silva, orientado pela professora Yêda Lacerda.
E, ainda, foi finalista na categoria Média Empresa, no segmento Indústria, o aluno Genílson Silva, estagiário da Editora do Jornal da Paraíba, orientado pela professora Yêda Lacerda.

O aluno concluinte do curso de Administração da UEPB, Ramon Silva, que é estagiário da Diretoria de Planejamento e Marketing do Setor de Orçamento e Custos do SENAI, foi premiado com um projeto que consiste em checar se os investimentos feitos pela empresa estão dando retorno de acordo com as metas estabelecidas. Ele destacou a importância desse prêmio por ser uma oportunidade de expor seu trabalho e adquirir novas experiências.

De acordo com a coordenadora de estágios do IEL, Wênia Torres, o Prêmio IEL de Estágio é realizado há dois anos na Paraíba e já conta com uma boa aceitação e adesão das empresas. Ainda segundo ela, a escolha dos finalistas foi feita por professores de várias Instituições de Ensino Superior, após analisarem os projetos e realizarem visitas técnicas.

O prêmio

O Prêmio IEL de Estágio é voltado às micro/pequenas, médias e grandes empresas, públicas e privadas, cujos estagiários estejam regularmente matriculados e freqüentando cursos de educação profissional de nível técnico e superior, de instituições de ensino instaladas no respectivo Estado de sua inscrição, e que tenham o Termo de Compromisso de estágio ainda vigente com o Instituto Euvaldo Lodi.

São utilizados como critérios de avaliação das empresas as atividades correlatas com o curso do estagiário, a existência de uma política de estágio e aproveitamento dos estagiários, possibilidade de implantação de ações de iniciativa do estudante, participação do estagiário em projetos da empresa entre outros.

Já os estagiários, são indicados ao prêmio pela empresa e devem obedecer a aspectos técnicos como a capacidade de assimilar rotinas de trabalho; ser eficiente e inovador no alcance de metas propostas; entender, sugerir e implementar melhorias no ambiente de trabalho; e aspectos comportamentais, como pontualidade, relacionamento interpessoal, criatividade, entre outros.