No últimos dias 14 e 15 de setembro, o SESI da Paraíba realizou, para o Departamento Regional do Maranhão, um treinamento sobre a metodologia de Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria - ASSTI, desenvolvida pela gerência de Saúde e Segurança na Indústria do Departamento Regional da Paraíba, para o monitoramento dos índices de saúde dos trabalhadores e análise dos fatores que influenciam em sua produtividade e percepção de segurança no ambiente de trabalho.
Conduzido pelo gerente de Saúde e Segurança na Indústria e Promoção de Saúde do SESI, Kleber Barbosa, o supervisor de Promoção da Saúde, Fernando Melo, e o supervisor de Inteligência Estratégica, Saulo André, o treinamento recebeu cerca de 15 colaboradores do SESI do Maranhão, que puderam conhecer a prática da metodologia.
No último mês de julho, o departamento da Paraíba realizou o mesmo treinamento com o SESI da Bahia e capacitou 30 colaboradores da instituição a partir de dinâmicas práticas da ASSTI. Desde que começou a partilhar a metodologia com outros departamentos, o SESI da Paraíba já realizou esse treinamento com 19 regionais. O objetivo é chegar a 20 estados até o final do ano.
A Avaliação da Saúde e Segurança em Trabalhadores da Indústria foi criada em 2018 e é um serviço consultivo para colaborar com as indústrias na tomada de decisões em relação à saúde e segurança de seus trabalhadores.
Texto/Colaboração: Igor Batista