Nos últimos dias 14 e 15 de março, uma comitiva do Conselho Nacional do SESI realizou um circuito de visitas nas unidades do SESI e SENAI na Paraíba. Na comitiva estavam o Superintendente Executivo do conselho, General Pedro Antônio Fioravante, a Conselheira representante dos trabalhadores, Francisca Trajano, e a Gerente de Planejamento, Gestão e Fiscalização, Fanie Ofugi.
De acordo com o General Fioravante as visitas têm o intuito de conhecer a realidade e a visão do Sistema Indústria sobre o futuro da Educação e da Saúde do trabalhador, bem como suas ações para a sociedade. “A essência do Sistema Indústria são exatamente as unidades que o SESI e o SENAI têm. Então é importante que a gente vá na ponta da linha e veja onde a coisa acontece. Brasília é apenas o meio que dá o apoio e a estrutura necessária para que a ponta realmente faça a entrega para sociedade através das suas unidades. Essas unidades são fundamentais seja na parte de educação, seja na parte de saúde e segurança do trabalho e no apoio ao trabalhador, então é importante que a gente conheça o que está sendo feito e como está sendo trabalhado”, explicou.
O circuito teve início na última segunda-feira, 14, no Centro de Atividades Dionísio Marques de Almeida em Patos, no Sertão da Paraíba. Os membros do conselho foram recepcionados pela Superintendente Regional do SESI, Geisa Brito, a Gerente Executiva de Educação, Katharine Hluchan, a diretora das Escolas SESI da Paraíba, Alexsandra Souza, e Verônica Viana, Gerente da escola.
Na ocasião foram apresentados a estrutura da escola, as salas de aula e laboratórios equipados com o que há de mais moderno para o aprendizado dos alunos. No Laboratório de Robótica, a equipe “Legonautas”, que foi campeã, em conjunto com a Geartech Canaã, de Goiás, na categoria Campeões da Arena da edição especial da FIRST Tech Challenge, realizada no Congresso de Inovação nos últimos dias 9 e 10 de março, em São Paulo, fez uma breve apresentação de seus projetos, das premiações e competições que participaram, bem como a importância da robótica em seus processos de aprendizagem.
A equipe do Conselho Nacional do SESI conheceu ainda os projetos desenvolvidos pelos alunos integrantes do Laboratório de Iniciação Científica (LIC) que já participaram da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (FEBRACE) e da Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia (MOSTRATEC), como é o caso do projeto das alunas Brenda Martins, Ewilyn Aparecida e Yasmin Nanashara, coordenado pela professora Anni Mabelly, que criou a caneta com plástico biodegradável produzido a partir da fibra da bananeira e que usa tinta produzida com material sustentável, como o urucum e o jenipapo.
Na ocasião, Geisa Brito, Katharine Hluchan e Alexsandra Souza apresentaram os dados estratégicos importantes sobre as Escolas SESI da Paraíba, como o número de matrículas do ensino básico e do EJA, que cresceu de forma exponencial nos últimos 4 anos, contrariando até as projeções da pandemia, as ações de férias realizadas pela escola, como o Infokids, o Info Teen e a Escola de Robótica, e o investimento feito para que a instituição possa oferecer cada vez mais benefícios aos alunos e à sociedade. Durante a apresentação, elas citaram o caso da ex-aluna do EJA da Escola SESI, que foi aprovada em dois cursos universitários após a conclusão do ensino médio e celebraram as premiações das equipes de Robótica e do LIC.
“Tudo isso é um trabalho dos professores e dos alunos nos laboratórios. Eu digo que a Robótica transforma vidas, e realmente transforma. Nós também temos o Laboratório de Iniciação Científica, que é um projeto pedagógico das Escolas SESI da Paraíba, e que tem o intuito de incentivar a pesquisa e a curiosidade dos alunos. Então, através do LIC, nós antecipamos o mundo da universidade para para que eles tenham contato com a metodologia científica desde o fundamental. Então, a partir disso, eles pesquisam, descobrem e levam soluções para a sociedade”, explicou a diretora das Escolas SESI da Paraíba, Alexsandra Souza.
“O que nos orgulha é que esse projeto pedagógico dentro da escola tenha pouco mais de dois anos, e que nesse tempo já tenhamos conquistado tantas premiações”, completou a Gerente Executiva de Educação, Katharine Hluchan. A apresentação foi finalizada com o projeto de reforma e ampliação do Centro de Atividades Corálio Soares de Oliveira, em Bayeux, para torná-la uma Escola SESI de referência.
“Tem sido muito gratificante ver o empenho, ver o compromisso em todos os níveis, desde o diretor regional, passando pela gerência, pelas coordenações e pelo pessoal que realmente tem o contato direto com o aluno e com os professores. Eu costumo dizer que é gratificante a gente ver o brilho nos olhos de todos eles, o compromisso e a entrega de todos nesse processo de ensino-aprendizagem. A gente vê a desenvoltura desses jovens e um entusiasmo deles em transmitir para quem visita, aquilo que eles estão realizando. Eu acho que esse é o grande diferencial”, General Fioravante, Superintendente Executivo do conselho.
Assim como na escola de Patos, na tarde do mesmo dia os membros do conselho visitaram a estrutura da Escola SESI da Prata, em Campina Grande. Durante a visita eles também conheceram os laboratórios e as salas de aula, onde o General Fioravante pôde conversar com os alunos. As equipes de Robótica “Destemidos” e “Mega Destemidos” explicaram como funcionam as competições de Robótica pelo país, falaram sobre a importância da robótica no desenvolvimento do trabalho em equipe e fizeram demonstrações de projetos desenvolvidos por eles. Em seguida, o conselho assistiu às apresentações dos alunos do LIC, que também fizeram a exposição de suas pesquisas voltadas, sobretudo, para a solução sustentável de problemas da sociedade, como o sabonete criado a partir da fibra da palma forrageira e que tem um custo abaixo do comercializado, e a lixeira que tem o intuito de descontaminar máscaras de proteção individual utilizadas pelas pessoas durante a pandemia, para que elas possam ser descartadas corretamente sem oferecer riscos à sociedade.
Durante a apresentação, o professor Eduardo Adelino defendeu a ideia do Laboratório como uma produção de conhecimento que vai além do saber científico. “Eu vejo como eles assimilam, vocês podem perceber pelo vocabulário e pelo domínio que eles possuem. Eles entendem como a leitura é enriquecedora nesse sentido, para você se aprofundar em um artigo científico e tirar esse conhecimento para aplicar em um projeto. Então aqui, para além de projetos, eles produzem conhecimento e esse discurso de produzir conhecimento e trazer soluções para problemáticas do cotidiano é o que faz o LIC ser o que ele é, um projeto que, além de científico, é muito pedagógico”, defendeu o professor.
O General Fioravante recebeu das equipes de Robótica de Campina Grande um “Certificado de Amigo da Robótica” e um pequeno troféu simbólico feito de peças de lego, e destacou o orgulho em ver tanto empenho dos alunos. “A gente sente muito orgulho em ver vocês com essa motivação, esse brilho nos olhos e essa vontade de fazer as coisas acontecerem, e que, por trás disso tudo tem toda uma estrutura que começa lá em Brasília e chega até vocês. Então, agarrem as oportunidades, continuem com esse brilho nos olhos e essa vontade de crescer porque isso é importante não só para vocês, mas também para a sociedade e para o sistema SESI. Sintam-se privilegiados por participarem desse sistema, porque tem uma estrutura magnífica por trás dando suporte para que vocês se realizem como pessoas e como profissionais. Saio daqui orgulhoso e muito satisfeito em ver o desenvolvimento de todos vocês”, finalizou o General.
Concluindo o primeiro dia do circuito de visitas, os membros do conselho se reuniram com o presidente da Federação das Indústrias do Estado da Paraíba - FIEP, Francisco Gadelha, para falar sobre as ações do Sistema Indústria no estado.
Já na terça-feira, 15 de março, o conselho pôde conhecer a história de Campina Grande através do SESI Museu Digital, que é uma iniciativa do SESI da Paraíba e que conta toda a trajetória da cidade de forma imersiva. A visita no museu foi guiada por Raphael Rio e acompanhada pela Superintendente de Relações Públicas, Comunicação, Marketing e Cultura, Katarina Leite, a coordenadora do museu, Larryane Carvalho, e a Gerente de Marketing, Karla Araújo.
Durante o percurso de atrações do museu, os membros do conselho puderam experimentar todas as ferramentas disponibilizadas e conhecer os principais marcos da região, como o Ciclo do Ouro Branco, quando Campina Grande era a segunda maior exportadora de algodão do mundo. Além disso, assistiram ao video art “Tropel”, que faz referência aos tropeiros, comerciantes que transitavam por Campina Grande no início do século XX, e que dá ênfase aos produtos comercializados por eles nessa época. Interagiram também com os jogos e assistiram aos depoimentos de personalidades que vivem e viveram na cidade, como a dramaturga Lourdes Ramalho e o restaurador de obras de arte, Flávio Capitulino.
Katarina Leite, Superintendente de Relações Públicas da FIEP, destacou a importância da participação do SENAI na criação dos softwares e ferramentas interativas que fazem parte do acervo do museu, como os jogos sobre os ciclos socioeconômicos da cidade, além de explicar sobre o processo de criação e construção do museu. “Eu sou apaixonada por isso aqui, tenho o maior orgulho de fazer parte disso, foi um grande processo de criação. Aqui no museu a intenção é mostrar do passado ao presente. Durante o passeio vocês podem ver que começamos no passado e chegaremos à Campina tecnológica nos próximos equipamentos. Então tem toda uma tecnologia para que a gente possa apresentar tudo isso, e recentemente a cidade recebeu o selo de Cidade Criativa da Unesco, e o SESI Museu Digital teve grande participação nisso”, explicou.
“Está inserido nesse espaço uma grande criatividade. Tenho certeza que quem chega nesse museu respira conhecimento, através da tecnologia que foi empregada, e uma infinidade de informações que você adquire aí sobre a cidade de Campina Grande e sobre o Sistema Indústria”, General Pedro Antônio Fioravante, Superintendente do Conselho Nacional do SESI.
Durante esses anos em que está em atividade, o museu se tornou referência e importante ponto de visitação, aliando a trajetória histórica da cidade - que é destaque na cultura, na história, na inovação, nas tecnologias e na economia da Paraíba - à modernidade, através de suas ferramentas tecnológicas que contam o percurso histórico de Campina Grande de forma interativa.
Partindo para João Pessoa, o General Fioravante, Fanie Ofugi e Francisca Trajano visitaram o complexo do SENAI no Distrito Industrial da Cidade, onde também fica o Centro de Educação Profissional Odilon Ribeiro Coutinho e o Instituto SENAI de Tecnologia Têxtil e Confecções. Recepcionaram a equipe o Diretor Regional do SENAI, Euler Sales, e o Gerente Executivo de Educação Profissional e Tecnologia da instituição na Paraíba, Janildo Sales. Os dois gestores apresentaram aos membros do conselho toda a planta têxtil do SENAI, desde a fiação até o acabamento do material que é produzido na unidade, as salas de costura e modelagem, o portfólio e as estratégias comerciais do SENAI. Durante a conversa, destacaram a importância da integração e parceria entre SESI e SENAI e explicaram o projeto da construção de uma passarela para integrar a Escola SESI da Prata com o Centro de Formação Professor Stênio Lopes, em Campina Grande.
O General defendeu a integração entre as duas instituições do sistema e a importância dessa parceria para os alunos, para o Sistema Indústria e para a sociedade. “São culturas diferentes, mas eu acho que uma contribui muito com a outra. Quando você pega um aluno do SESI em fase fundamental, por exemplo, e integra de uma certa forma com o SENAI, você está capacitando melhor um técnico e está motivando mais essa pessoa para ser um técnico da indústria. Essa integração favorece a formação de mais técnicos no Brasil e racionaliza e otimiza recursos quando você integra os dois sistemas. Obviamente você não vai misturar o SESI com o SENAI. Eles continuam guardando suas características originais, mas de uma forma integrada”, explicou o General.
O Conselho Nacional do SESI é um órgão normativo, responsável pela aprovação de diretrizes e normatizações da instituição, além de fiscalizar as ações realizadas pelo SESI em todo o país.
Texto/Colaboração: Igor Batista